Dicas de Treinamento – Pedalando na Chuva – by Bike Company

Olá pessoal, estamos iniciando com os nossos posts sobre dicas de treinamento, hoje estaremos discutindo sobre pedalar na chuva, as tecnicas e macetes, pois nesta época do ano chove bastante e a chance de acabar no meio de uma chuva de verão é muito grande.

Pra começar, acredito que temos 5 elemntos básicos pra voce andar na estrada molhada:

  1. Relaxe os braços e ombros. Se voce estiver tenso e começar a derrapar, voce vai cair, estando relaxado e livre uma pequena derrapada nao te derruba da bike;
  2. Olhe para frente e planeje sua linha. Uma curva feita bem redonda e aberta é melhor, tombar a bike de forma abrupta ou viradas bruscas farão seu pneu derrapar inesperadamente. Quando na cidade tome cuidado com faixas pintadas e tampas metálicas, elas escorregam muito quando molhadas!
  3. Quando estiver numa curva faça pressão no pedal do lado de fora conforme começa a curva. Voce baixa seu centro de gravidade e força os pneus contra o chão melhorando a tração;
  4. Se estiver andando atraz de alguem, voce pode ficar cego pelo spray de agua que sobe da roda de traz dele. Pode parecer estranho, mas a melhor tática é ficar perto da outra pessoa, pois menos spray vai vir em voce. É legal ficar um pouco ao lado da outra pessoa, assim o spray de agua bate no ombro e nao no rosto;
  5. Use uma pala em seu capacete ou um boné de ciclismo por baixo. isto fara uma proteção que manterá o spray longe dos seus olhos;

DICA IMPORTANTE: nao limpe a sujeira dos seus oculos com a manga da camisa ou coisa assim, vai riscar as lentes, melhor lavar a lente com um borrifo de agua da garrafa que deve estar carregando.

Para aprender a andar na chuva, nao tem outro jeito, tem que andar na chuva… sabemos que é ruim ficar ensopado, lavar a bike depois, mas é o unico jeito de ganhar confiança pra andar na chuva.

Um meio de diminuir o sofrimento é andar com uma bike mais velha, com componentes mais simples… nao a tua bike de corrida que custa uma grana preta e que vai ficar caro a manutenção!

Pratique, teste os limites, em um lugar seguro, forçe uma pequena derrapagem pra sentir o ponto que o pneu perde a aderencia.

Com o tempo voce se sentirá seguro pra andar na chuva, fazer curvas e andar proximo de outro ciclista sem se arriscar!

é isso ai… deixem seus comentarios e informações que possam acrescentar/completar este post… contamos com voces!

um abraço!

OBS: esse post tambem é publicado no Blog da Bike Company, e lá, alem das informações que estão aqui, voces tambem poderão encontrar fotos dos passeios, corridas, produtos e outras coisas que rolam na loja!