Dicas de Treinamento – Vácuo – by Bike Company

Andando na Roda!

Vamos relembrar a tecnica primaria do ciclismo que é andar no vácuo. A vantagem de pedalar bem atraz de outro ciclista é muito grande e o perigo é pequeno quando usamos a técnica correta.

A melhor maneira de aprender é pedalando com um ciclista experiente. Então se você já é experiente ajude quem está começando. Se você está começando procure um veterano que possa te ajudar.

Neste exemplo, vamos considerar que você está começando. Veja este exercício:

Pedale a um ritmo moderado em um terreno plano com pouco trafego. Posicione sua roda da frente cerca de 1 metro da roda de traz do seu “guru”. Conforme voce vai se sentindo confiante, chegue um pouco mais perto, cerca de 60 cm, depois 30 cm.

Lembre-se de olhar sempre para a frente, não para a roda de seu parceiro(de uma olhada de relançe para verificar a distancia) e tente nao emparelhar sua roda da frente com a de traz dele, pois voce pode encostar e vai parar no chão!

Perceba como o vácuo fica mais forte conforme voce fica mais proximo. Sinta como a corrente de ar se move para os lados quando o vento é cruzado. A proteção aumenta a direita do seu parceiro quando o vento vem da esquerda e vice versa.

Um bom vácuo depende de uma pedalada fluida. Se voce pedala e para, pedala e para, vai acabar chegando muito perto de seu parceiro ou muito longe. Mantenha o pedivela girando e use mais ou menos força na pedalada tentando manter uma distancia constante do seu parceiro.

Em seguida pratique alternar a liderança, usando esta técnica:

  • O ciclista da frente checa sobre os ombros se nao há carros, sinaliza que vai sair da frente e “escorrega” uns pouco para o lado (no sentido de que vem o vento ou dependendo das condições da pista ou trafego) e diminui levemente a velocidade pedalando com um pouco menos de força.
  • Voce pega afrente, sem acelerar, mas mantendo a velocidade constante conforme seu parceiro diminui a velocidade. A pedalada vai ficar um pouco mais dificil, pois agora o vento vai te frear. Certifique-se no seu ciclocomputador se a velocidade se mantem constante.
  • Fique próximo ao seu parceiro durante a manobra. A proximidade garante que cada um fique minimamente exposto ao vento, e diminui sua largura combinada. Isto é importante pois os motoristas poderão lidar com segurança com a sua presença na estrada.
  • Quando voce for a pessoa que esta saindo da liderança, ficando para traz, começe a acelerar de leve quando sua roda da frente passar a de traz de seu parceiro. Então voce pode “escorregar” para traz dele assim que existir um espaçamento favorável para que voce “fique de roda”.

É importante manter um ritmo compativel com o preparo fisico do atleta mais fraco, pois ele pode acabar “sobrando” se o ciclista da frente for mais forte e mantiver um ritmo muito puxado.

Espero que esta dica de exercicio ajude quem está começando.
logo posto mais uma dica pra galera.

um abraço!

GOSTOU? AGUARDAMOS SEUS COMENTARIOS!