O ataque de Alberto Contador na 15ª Etapa

Aproveitando que a copa do mundo acabou a pouco, no futebol existe uma coisa que 99% dos times fazem e a FIFA aprova que se chama Fair-Play, o jogo limpo. É quando um jogador do time adversário se machuca, o time joga a bola pra fora e o adversário devolve a bola pro time que estava com a posse.

Mas aqui não é futebol, é ciclismo um esporte que não tem uma organização máxima decente e que sirva de exemplo, a UCI no caso. Mas vamos falar do que interessa.

Alberto Contador bi campeão do Tour de France (2007/2009), campeão do Giro e da Vuelta (2008) um ciclista apesar de não muita idade, 27, fez um ato considerado infantil na etapa de hoje, o líder do Tour até o momento Andy Schleck, teve um problema mecânico, sua corrente saiu, e Contador aproveitou a deixa e ATACOU Andy. No ciclismo tem uma regra não escrita, um fair-play, que é o seguinte: Nunca atacar o líder da volta quando ele estiver em problemas.

Assim definiu o site cyclingnews: Contador ignored one of the unwritten rules of cycling etiquette by responding and attacking the yellow jersey in his moment of difficulty. – Contador ignorou uma das regras não escritas da etiqueta do ciclismo em responder e atacar o camisa amarela no seu momento de dificuldade.

No podium da etapa, Contador foi claramente vaiado, já que os torcedores acharam a atitude do el pistolero muito anti-desportista e eu também achei.

A opinião de Andy Schleck: “It’s not up to me to decide if it was fair or not, but I wouldn’t have raced like that,” said a seething Schleck after the finish, “My belly is so full of anger right now … I’m going to want to get my revenge.” – Não sou eu que decido se foi justo ou não, mas eu não teria acelerado daquela forma. (disse um cético Schleck depois do final), meu estômago está cheio de raiva agora. Eu vou querer a revanche.

Pra quem acompanha o ciclismo há bastante tempo, vai se lembrar na mesma competição, em 2003, o Tour de France, na etapa que terminava em Luz Ardiden em que o camisa amarela na época, Lance Armstrong foi derrubado por um espectador de rua, e seu maior rival na época, Jan Ullrich o esperou, um tremendo ato de cavalheirismo e que hoje sem dúvida faltou a Alberto Contador.

Lance Armstrong falando sobre o fair play de Jan Ullrich em 2003 (english)

Muitos torcedores anti-Lance acham que ele é anti-desportista, e arrogante. Mas o Contador provou hoje ser muito mais que ele se aproveitando de um problema do adversário.

Com o resultado de hoje, Alberto Contador agora é o novo líder do Tour de France, 8 segundos à frente de Andy Schleck, o vencedor da etapa de hoje foi o Francês Thomas Voeckler que venceu a etapa em 4h44’51”

Todos sabem que sou torcedor incondicional do Lance, como o Tour pra ele esse ano já era e o Contador era um ex-discoboy, e já esteve no mesmo time de Lance, achei uma falta de carater a atitude dele.

GO SCHLECK.

Update: O Cristiano achou o vídeo do problema do Schleck:

Momento do problema de Schleck

Update 2:  Alberto Contador acabou de publicar um vídeo tentando se desculpar com Andy..

Contador se desculpa

Agora,  se ele sabe que estava errado e é um admirador do fair-play PORQUE fez isso então? Provando mais uma vez que ele é cético e arrogante.

GO SCHLECK!!

UPDATE 3 (E o último-eu juro): Contador se desculpa a Andy e ele aceita.