Olímpiadas 2012 – Estrada Feminino – Resultados

Chegada ciclismo de estrada Feminimo - Londres 2012 - Vitória de Marianne Vos (Foto: AP/Christophe Ena)

Deu a lógica na prova feminina de estrada hoje em Londres, a favoritissima Marianne Vos venceu no sprint a representante local Lizzie Armistead e levou o ouro para Holanda nesses jogos Olímpicos, com Armistead garantindo a prata para Grã-Bretanha, a primeira medalha britânica nesses jogos. Já o bronze ficou com a russa Olga Zabelinskaya.

O pelotão hoje controlou a prova até cerca de 50km para final, antes disso apenas algumas quedas atrapalharam a vida das ciclistas, foi ai que uma fuga composta por Vos, Armistead, Zabelinskaya e pela americana Shelley Olds se desgarrou do pelotão. Com 30km faltando, Olds sofre com um furo no pneu e é pega pelo pelotão, com a fuga seguindo sempre com 40s de vantagem. Após passarem a marca dos 10km, o pelotão resolve reagir e uma série de ataques ajudam a reduzir a margem de tempo para 30s faltando 2km para o fim, porém já era tarde.

Nos 10km a fuga de apenas três atletas viu Zabelinskaya tomar a frente e aumentar o ritmo, atitude que prejudicou seu sprint e ela não conseguiu acompanhar Vos e Armistead no sprint. Armistead também não coseguiu fazer frente para Vos, que levou o ouro com certa facilidade.

Vale lembrar que Marianne Vos já é detentora de um titulo mundial de estrada, cinco mundiais de ciclocross, um titulo mundial scratch, um mundial de corrida por pontos e uma medalha de ouro na corrida por pontos.

Podium Ciclismo de Estrada Feminino - Londres 2012 - Marianne Vos (Ouro), Elizabeth Armitstead (Prata) e Olga Zabelinskaya (Bronze) (Foto: Graham Watson)

Resultado:
1 Marianne Vos (Netherlands) 3:35:29
2 Elizabeth Armitstead (Great Britain) s/t
3 Olga Zabelinskaya (Russian Federation) 0:00:02
4 Ina Teutenberg (Germany) 0:00:27
5 Giorgia Bronzini (Italy) s/t
23 Clemilda Fernandes Silva (Brazil) s/t

Fernanda Souza terminou fora do tempo limite e Janildes Fernandes abandou devido a uma queda.

This entry was posted in Boletim Radio Corsa and tagged , , by Danilo Ricco. Bookmark the permalink.

About Danilo Ricco

Fã de ciclismo desde o 12 anos idade, nunca gostou de atletas de linha e é um inveterado torcedor de zebras, especialmente francesas ou se for Dan Craven. Começou acompanhando o ciclismo de estrada através das transmissões do Tour pela ESPN, que assistia durante as férias de julho na casa de seus avós. Com o tempo passou a ser o fã de MTB, porém nunca fechando os olhos as demais modalidades do ciclismo. Hoje, é históriador formado pela UFF.