A zebra reinou hoje no ciclismo de estrada masculino. O que davam como garantido, o ouro de inglês com Mark Cavendish, não ocorreu e os ingleses tiveram ver Alexandre Vinokourov levar o ouro e encerrar sua carreira em grande estilo.
O time britânico controlou o pelotão por grande parte da prova, dando apenas uma pequena margem de tempo para Gilbert que estava sozinho na fuga e um pequeno grupo de perseguidores. Porém, na ultima volta do circuito de Boxhill, Gilbert foi alcançado pelos perseguidores e o time britânico viu uma série de ataques vindos do pelotão alcanssem o grupo de perseguidores que então se tornou uma fuga de cerca de 30 ciclistas com nomes como Valverde, Cancellara e Chavanel. Os britânicos, juntos com aos alemães, até tentaram alcançar a fuga, porém sem a ajuda das demais equipes, especialmente a australiana que tinha O’Grady na fuga, isso ficou impossível.
Nos 10km finais, a fuga viu uma série de ataques, entre eles o de Uran e Vinokourov. O ataque se mostrou bem sucedido e os dois decidiram no sprint final o ouro, com Vino se consagrando campeão olímpico. Poucos segundos depois, o resto da fuga decidiu o bronze, com o Alexander Kristoff levando a melhor e ficando com o Bronze.

Podium Ciclismo de Estrada Masculino - Londres 2012. Alexandr Vinokurov (ouro), Rigoberto Uran (prata) e Alexander Kristoff (Bronze). (Foto: Bettini)
Resultado:
1 Alexandr Vinokurov (Kazakhstan) 5:45:57
2 Rigoberto Uran Uran (Colombia) s/t
3 Alexander Kristoff (Norway) 0:00:08
4 Taylor Phinney (United States of America) s/t
5 Sergey Lagutin (Uzbekistan) s/t
32 Murilo Antonio Fischer (Brazil) 0:00:40
Gregory Panizo e Magno Prado, que de inicio constavam como tendo terminado 117º e 119º, respectivamente, não completaram a prova.